Personal Organizer

Ficou animado para botar a casa ordem? Confira algumas dicas das profissionais de BH:
Arrumar é diferente de organizar. Ao invés de fazer as coisas caberem nos armários, organize-as de modo que encontrá-las depois fique, inclusive, mais fácil também. A dica é setorizar: objetos iguais ou voltados para o mesmo uso devem estar armazenados no mesmo espaço ou pelo menos próximos. 
Padronize os cabides. Evite ter no armário peças de roupas que fiquem mais longas ou mais curtas. Cabides padronizados em tamanho, material e modelo facilitam a ordem das coisas e até visualização das peças. Importante: priorize pendurar o que pode ser pendurado!
Dobras são fundamentais. As peças de roupa devem ser dobradas de modo que fiquem todas aparentes e visíveis na hora da escolha. Nada de fazer pilhas enormes, que podem tombar facilmente. 
Mais sapatos à vista. Para otimizar o armário de calçados, use o seguinte truque: coloque apenas um pé do par à frente e o outro atrás, assim é possível ver mais peças de uma só vez e aproveitar melhor o espaço.
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Somente um pé dos calçados à frente, peças íntimas em colmeias e camisetas empilhadas.
Use cestos e caixas. Lenços e cintos podem ser armazenados em caixas organizadoras, que facilitam a setorização e a manutenção da ordem.
Cozinha e despensaAlimentos e produtos de limpeza e higiene podem ser melhor organizados quando colocados em compartimentos. Experimente usar caixas organizadores para setorizar cada um deles e delimitar o espaço destinado a cada tipo de uso.
Nada de meias em bolinhas. Esqueça as bolinhas de meia, que podem relaxar o elástico do acessório e estragá-las num tempo mais curto. Armazene-as dobradas ou, se preferir, em colmeias, onde também podem ser guardadas peças íntimas e sutiãs de bojo.
Planeje os armários! Se estiver construindo ou com a casa em obras, planeje os armários conforme as peças que têm. Espaço para vestido longo, por exemplo, é fundamental! Pense nisso!
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Setorização por iguais, roupas de cama dobradas do mesmo tamanho e cabides padronizados























Técnica que usa cores do semáforo ameniza o desconforto do descarte
Tornar o desapego minimamente exaustivo do ponto de vista emocional, facilitando a organização e reconfiguração de ambientes é o ponto de partida do trabalho de Talita Melo. Fundadora da Kiiro – Organiza e Simplifica, em São Paulo, a personal organizer criou um código de arrumação baseado nas fases do semáforo. 
A ideia, explica a profissional, parceira da MetroFit (empresa de locação de espaços privativos e temporários para armazenamento de itens pessoais e corporativos), é que ao descartar uma peça encostada no fundo do armário a pessoa, ao invés de lamentar-se pela perda, tenha a sensação de ganho ou até algum retorno financeiro com o desapego.
“Alguns profissionais, como a Micaela Góes (apresentadora do programa Santa Ajuda, do GNT) já utilizam a técnica do verde-amarelo-vermelho para indicar o que fica, os itens que vão para doação e o que vai para o lixo, nesta ordem. Minha ideia foi usar a mesma configuração, baseada num signo universal, de conhecimento de todos, para criar um método diferente, que cause certo conforto emocional”, explica. 
Verde significa venda; amarelo, ação, ou seja, o que precisa ser lavado, passado ou costurado para ser aproveitado novamente; vermelho traduz o que parou na vida e deverá, então, ser doado.
Perfis "acumuladores"
Além da falta de tempo ou até de habilidade para colocar casa ou escritório em ordem, a organizadora explica que há perfis de pessoas com tendência a acumular objetos e que, portanto, costumam ser mais bagunceiras, digamos. 
O perfil emocional é aquele que associa o objeto a um sentimento e a lembranças e memórias; o de escassez, geralmente está relacionado a pessoas mais velhas ou a quem já tenha vivenciado situações de dificuldade financeira ao longo da vida e que acredita precisar desse ou daquele objetivo em algum momento. Já o perfil criativo está ligado a pessoas que enxergam um potencial artístico em tudo o que veem e têm, mas não o coloca em prática. 
Para evitar cair em tantas armadilhas, um dos principais macetes ensinados pela personal organizer é evitar manter coisas armazenadas em caixas, por falta de espaço ou no pós-mudança, mesmo quando a intenção for passageira. “Colocar a vida em caixa não é fácil. Tirar, menos ainda”, enfatiza.
Além disso:
Fenômeno editorial em 2015, o livro A Mágica da Arrumação, da japonesa Marie Kondo, não só vendeu mais de 2 milhões de cópias no mundo inteiro, tornando-se um best-seller, como arrebanhou uma legião de interessados em deixar a casa (e a vida!) nos trinques com dicas rápidas e fáceis de implementar.

O método da escritora de 30 anos – uma das cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time –, é claro e vai além, por exemplo, do simples fato de desfazer as bolinhas de meia. KonMari, como foi nomeado, baseia-se no princípio de criar uma conexão emocional com os pertences pessoais, mantendo no armário somente aquilo que traz alegria e “descartando” o resto.

“As meias na gaveta estão de férias. Levam uma surra no trabalho do dia a dia, aguentando a pressão e a fricção para proteger seus preciosos pés. O tempo que ficam no armário é a única chance que têm de descansar”, diz Kondo no best-seller lançado, no Brasil, dois anos atrás, justificando o método de dobrá-las delicadamente e guardá-las “em pé” e não somente embolá-las e jogá-las no fundo armário.

Basicamente, a arrumação sugerida por Kondo leva em conta muito mais a questão afetiva e a relação que se tem com tudo o que guardamos em casa do que simplesmente o fato de caberem ou não em determinado lugar. Como diz o Feng Shui, é dar espaço para as energias circularem, abrindo caminho para a renovação.

Veja algumas dicas da expert japonesa, Marie Kondo:
Personal organizer dicas de Marie Kondo

























Fonte: http://hojeemdia.com.br/plural/tudo-no-devido-lugar-bagunceiros-podem-pedir-socorro-personal-organizers-est%C3%A3o-bombando-1.574096/personal-organizer-1.574109

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